• Narrow screen resolution
  • Wide screen resolution
Início CsF
Ciência Sem Fronteira
UENP TERÁ 4 BOLSAS NO CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO EXTERIOR – PELO CNPQ

Com base no desempenho da UENP nos programas PIBIC e PIBITI (Programas Institucionais de Iniciação Científica e Tecnológica) e de acordo com o que estabelece o Programa do Governo Federal “Ciência sem Fronteiras – Graduação Sanduíche no Exterior – SWG”, a Diretoria do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) aprovou a concessão da cota institucional de 4 (quatro) bolsas para alunos da UENP, com duração de até 12 meses.
A UENP realizará processo seletivo interno para selecionar os bolsistas, por meio da Coordenação do PIBIC, pela PROPG, PROGRAD e Coordenadoria de Relações Internacionais.
Os critérios de seleção priorizarão o desempenho acadêmico do candidato e a qualidade da instituição de destino em sua área de estudo. Os alunos selecionados devem  ter conhecimento suficiente do idioma para o desenvolvimento das atividades na instituição de destino.
Selecionados os bolsistas, eles serão indicados ao CNPq pela UENP por meio da Plataforma Carlos Chagas até fevereiro de 2012. O prazo limite para início das bolsas será março de 2012.
As bolsas terão duração mínima de seis meses, podendo chegar a 12 meses quando o plano de atividades incluir estágio de pesquisa ou inovação/tecnologia em indústria, centro de pesquisa ou laboratório. O aluno poderá ficar até 9 meses em universidades e 3 meses em empresas. A ida do bolsista ao exterior poderá ser antecipada, a fim de permitir a realização de cursos preparatórios exigidos ou ofertados pela instituição de destino.
Os candidatos selecionados e cuja indicação for aprovada pelo CNPq  terão direito a: mensalidades; passagens aéreas de ida e volta; auxílio instalação; e seguro saúde, proporcional à duração da bolsa, exceto para bolsistas que se dirijam a países que ofereçam assistência médica gratuita.

Mais informações: