• Narrow screen resolution
  • Wide screen resolution
Início EAIC
EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica
O Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC) é um evento de natureza multidisciplinar, que congrega todas as áreas do conhecimento, com ênfase em ciência, desenvolvimento, tecnologia e inovação e na formação de estudantes pesquisadores.
Iniciado em Maringá, em 1991, com 274 participantes, ao longo de 19 anos, o EAIC consolidou jornadas de disseminação de pesquisa e transformou-se num evento de grande porte, hoje comparável a congressos profissionais de diversas áreas.
O evento acontece intercalando as IES do Paraná, sendo que a UENP deverá sediar o evento em 2015.
O crescimento do EAIC foi possível, principalmente, devido ao forte compromisso e ação conjunta entre as universidades estaduais que o promovem: UEM, UEL e UEPG (fundadoras), UNIOESTE (que ingressou no programa em 1995), a UNICENTRO (com ingresso em 2002), e em 2009, também a UENP participa do EAIC.
O EAIC é um importante meio para intercâmbio acadêmico. Além de indispensável para manter os programas de iniciação científica e tecnológica vinculados ao CNPq e Fundação Araucária, o EAIC tornou possível a aproximação de diferentes comunidades acadêmicas. Em decorrência disso, em 2010, foram propostos 41 Grupos de Trabalho (GTs), integrando pesquisadores das diversas IES, além das tradicionais comunicações e posteres.
O total de trabalhos apresentados nas 19 edições do EAIC é de 26.114 comunicações, por estudantes dessas seis IES, além de outras IES públicas e privadas, como a FAP, a UTFPR e a UFPR.
Por ser evento com inscrições abertas, é frequente a participação de estudantes de outras IES brasileiras e, assim, o EAIC caracteriza-se como evento nacional.

Estatística de participação da UENP no EAIC 2009/2010

AnoParticipações