• Narrow screen resolution
  • Wide screen resolution
Início CIC
CIC - Comitê de Iniciação Científica

É o Comitê de Iniciação Científica quem gerencia o Programa de Iniciação Científica (PIC) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) que destina-se a iniciar estudantes de graduação na pesquisa sob a forma de Iniciação Científica - IC, para disseminar o conhecimento científico e a transferência de novas tecnologias e inovação, cuja coordenação, supervisão e acompanhamento são feitos pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPG.  Ele é regulamentado pela RESOLUÇÃO Nº 015/2010 – CUP/UENP, de 18 de maio de 2010.
O Programa de Iniciação Científica da UENP- PIC, desenvolve-se em duas modalidades:
    ICR – Iniciação Científica Remunerada, a qual é remunerada com bolsa.
    ICV – Iniciação Científica Voluntária, que não é remunerada.

Objetivos do CIC

1. Estimular a participação de acadêmicos de graduação na pesquisa científica, contribuindo para a formação e o engajamento de recursos humanos em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação;
  2. Desenvolver o conhecimento científico do orientado na aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa;
  3. Possibilitar a qualificação de alunos para os programas de pós-graduação;
  4. Proporcionar maior interação entre a graduação e a pós - graduação;
  5. Estimular docentes pesquisadores a envolverem estudantes de graduação nas atividades científicas, de desenvolvimento tecnológico e inovação;
  6. Incentivar e fortalecer grupos de pesquisa da UENP, visando aumentar a produtividade intelectual qualificada de pesquisadores e docentes da instituição, além da inclusão de acadêmicos de graduação em tópicos atuais e avançados de pesquisa.

Formação e Organização do CIC

O Comitê Institucional de Iniciação Científica (CIC) foi constituído no ano de 2008 e é composto por 22 profissionais das grandes áreas de conhecimento do CNPq, o secretário do CIC, Luiz Henrique de Souza Júnior e tendo como coordenadora a Profa. Dra. Emanuele Júlio Galvão de França.
Esse Comitê faz a gestão das bolsas de iniciação científica através da seleção, acompanhamento e avaliação dos bolsistas. O CIC também é assessorado por um comitê externo, constituído por pesquisadores do CNPq.

Comitê Institucional de Iniciação Científica

Responsáveis

Coordenadora do Comitê

Emanuele Júlio Galvão de França